Rubens Bueno destaca papel fundamental de Ulysses Guimarães na retomada da democracia

Arquivo Pessoal

O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), destacou nesta quinta-feira a importância do ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães na retomada da democracia no Brasil e na condução dos trabalhos que levaram a aprovação da Constituição de 1988. Se estivesse vivo, o político peemedebista, que morreu em 1992 em um acidente de helicóptero, estaria completando hoje 100 anos. A data foi lembrada em sessão solene da Câmara dos Deputados.

“Doutor Ulysses foi a figura política mais importante do país da segunda metade do século XX. Teve papel fundamental, no comando do MDB, em todo o processo que levou a queda da ditadura militar no Brasil e a retomada da democracia no Brasil. Não se pode falar na campanha das Diretas Já! sem lembrar da figura de Ulysses Guimarães, que cumpriu  11 mandatos de deputado federal eleito por São Paulo”, destacou Rubens Bueno.

O líder do PPS lembrou ainda de seu convívio pessoal com o líder político. “Fomos deputados juntos. Antes de ele falecer em 12 de outubro de 1992, tinha prometido que a primeira agenda após aquela viagem a Angra dos Reis seria no Paraná, a começar de Campo Mourão.

O deputado ressaltou ainda que, em 1989, na campanha de Ulysses para presidente da República, ele e outros companheiros criaram em Curitiba “A Turma do Velhinho”, grupo composto de crianças que com uma banda percorria a região da Boca Maldita, no centro da capital, pedindo votos para ele. “Meus filhos, Rubinho e Renata, faziam parte do grupo. Hoje, o Rubinho é advogado em Curitiba e a Renata deputada no Parlamento Italiano. Lembro que quando Dr. Ulysses foi chamado de velho, ele respondeu: sou velho, mas não sou velhaco! Foi aí que tivemos a ideia da ‘Turma do Velhinho’. Aprendi muito com ele”, disse o líder do PPS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s